.
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da UFBA, coordenado pelo Pró-Reitor de Pesquisa, Criação e Inovação e professor Marcelo Embiruçu, é motivo de destaque na Universidade. O curso alcançou conceito 5 na avaliação da CAPES, sendo o único programa considerado “muito bom”, nas áreas das Engenharias da UFBA e o responsável por colocar a Engenharia baiana no ranking dos melhores cursos do Brasil, na área.
Além disso, o Programa que funciona na Escola Politécnica, tem formado alunos notáveis como a professora Isabel Sartori que, recentemente, recebeu o título de Doutora em Engenharia, sendo a primeira pessoa na Bahia a obter a titulação direto, sem antes passar pelo curso de mestrado. O também recém-titulado Doutor, Ariel Elder Zanini, é outro digno de nota, pois iniciou o Doutorado aos 70 anos e aos 75, concluiu o curso, tornando-se o doutor formado em idade mais avançada na uiversidade e, talvez, no Brasil.
O Programa de Engenharia Industrial da UFBA, da grande área de Engenharias e Ciências Exatas, da Terra e Tecnologias (juntamente com Química, do Instituto de Química da UFBA) está entre os cerca de 25% dos Programas de pós-graduação, no Brasil, que possuem conceito 5 ou superior.