A discussão de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente estará em pauta no Simpósio Diálogos Ambientais para a Gestão que acontece às 18h30 desta sexta-feira (05/04), no Anfiteatro 04 do Instituto de Biologia da UFBA, no campus de Ondina. A atividade como entrada franca, faz parte de um acordo de cooperação técnica entre a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) e terá a presença do Diretor Executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Paulo Moutinho e da professora do Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável da UFBA, Adriana Kieckhöfer.
O simpósio que será coordenado pelo Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental da UFBA e pela Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente da SEMA contará com as palestras “Da ciência à política: qual o melhor caminho (se é que ele existe)”, ministrada por Paulo Moutinho e Gestão Ambiental Empresarial, com a professora Adriana Kieckhöfer.
Em sua fala, Paulo Moutinho fará uma abordagem sobre a atuação do IPAM na Amazônia e exporá sua crença na influência da ciência em decisões políticas pode ser observada, por exemplo, nas discussões sobre a mudança climática, pautadas pelo IPCC, e sobre a alteração do Código Florestal, com a participação da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. A professora Adriana Kieckhöfer destacará que para a maioria das empresas, as preocupações com o meio ambiente não se transformaram em práticas administrativas e operacionais e como uma gestão empresarial socioambiental torna as empresas parceiras do desenvolvimento sustentável.
Diálogos Ambientais
O projeto Diálogos Ambientais consiste numa série, geralmente mensal, de debates gratuitos com o objetivo de discutir temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente. A proposta surgiu a partir da fusão, em 2011, dos programas Quintas-feiras Ambientais, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e Diálogo das Águas, do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).