Início >> Ufba Em Pauta >> Discussão sobre criação de centro de excelência numa universidade federal lota auditório do IM

Discussão sobre criação de centro de excelência numa universidade federal lota auditório do IM

Professor Sílvio Meira (CNI/UFPE) foi o palestrante

Ao relatar a  experiência de transformação do ambiente ao redor da universidade, mediante o estabelecimento de relevância econômica e social a partir da formação de pessoas, o  professor aposentado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Sílvio Meira,  passou inúmeras lições e orientações valiosas ao público que lotou o Auditório do Instituto de Matemática da UFBA para a palestra “Como Criar um Centro de Excelência e Referência numa Universidade Federal: o Exemplo do CIN/UFPE”.

A atividade, integrante do Projeto UFBA em Debate e realizada com o apoio do Departamento de Ciência da Computação, aconteceu na manhã do último dia 07/10 e reuniu um público composto por estudantes, professores e pesquisadores de várias áreas, interessados na formação tecnológica de qualidade, como diferencial para uma atuação relevante que ultrapasse as fronteiras do campus universitário.  De acordo com a trajetória do professor Sílvio Meira, que esteve à frente da equipe que fundou o CIN/UFPE, na década de 1980, é possível transformar o ambiente ao redor, desde que haja “preocupação com a formação das pessoas, em velocidade, escala e relevância”.   

Confira aqui as imagens do evento. 

 

Silvio Meira

Silvio Romero de Lemos Meira é Ph.D. em Ciência da Computação pela University of Kent (1985), professor titular aposentado do CIN - Centro de Informática da UFPE e Professor Associado da Escola de Direito RIO da FGV. Em 2012-2013, foi Fellow do Berkman Center da Harvard University, onde é Faculty Associate desde 2014. É um dos pesquisadores mais influentes na área de TI-Tecnologia da Informação no Brasil. 

Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Membro do CA do CNPq e CAPES. Na UFPE, criou e coordenou o Programa de Doutorado em Ciência da Computação e formou mais de 140 alunos de Mestrado e Doutorado. É autor de mais de 300 artigos científicos publicados nos principais congressos e periódicos da área, e de muitas centenas de textos sobre o impacto da TI na economia, sociedade e pessoas. É autor do livro “Novos negócios de crescimento empreendedor no Brasil”, Casa da Palavra 2013.  

No cenário industrial, Silvio Meira foi um dos criadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), onde atuou como Cientista Chefe, e do Porto Digital, onde atua como Presidente do Conselho. Silvio Meira ajudou a criar mais de 30 empresas de base tecnológica e atua como provocador-chefe da ikewai.com, uma das primeiras redes de business designers do Brasil.  

Entre as diversas premiações e condecorações, Silvio Meira recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (1996) e a Comenda da Ordem do Rio Branco (2002).