Ao relatar a experiência de transformação do ambiente ao redor da universidade, mediante o estabelecimento de relevância econômica e social a partir da formação de pessoas, o professor aposentado do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, Sílvio Meira, passou inúmeras lições e orientações valiosas ao público que lotou o Auditório do Instituto de Matemática da UFBA para a palestra “Como Criar um Centro de Excelência e Referência numa Universidade Federal: o Exemplo do CIN/UFPE”.
A atividade, integrante do Projeto UFBA em Debate e realizada com o apoio do Departamento de Ciência da Computação, aconteceu na manhã do último dia 07/10 e reuniu um público composto por estudantes, professores e pesquisadores de várias áreas, interessados na formação tecnológica de qualidade, como diferencial para uma atuação relevante que ultrapasse as fronteiras do campus universitário. De acordo com a trajetória do professor Sílvio Meira, que esteve à frente da equipe que fundou o CIN/UFPE, na década de 1980, é possível transformar o ambiente ao redor, desde que haja “preocupação com a formação das pessoas, em velocidade, escala e relevância”.
Confira aqui as imagens do evento.
Silvio Meira
Silvio Romero de Lemos Meira é Ph.D. em Ciência da Computação pela University of Kent (1985), professor titular aposentado do CIN - Centro de Informática da UFPE e Professor Associado da Escola de Direito RIO da FGV. Em 2012-2013, foi Fellow do Berkman Center da Harvard University, onde é Faculty Associate desde 2014. É um dos pesquisadores mais influentes na área de TI-Tecnologia da Informação no Brasil.
Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Membro do CA do CNPq e CAPES. Na UFPE, criou e coordenou o Programa de Doutorado em Ciência da Computação e formou mais de 140 alunos de Mestrado e Doutorado. É autor de mais de 300 artigos científicos publicados nos principais congressos e periódicos da área, e de muitas centenas de textos sobre o impacto da TI na economia, sociedade e pessoas. É autor do livro “Novos negócios de crescimento empreendedor no Brasil”, Casa da Palavra 2013.
No cenário industrial, Silvio Meira foi um dos criadores do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R), onde atuou como Cientista Chefe, e do Porto Digital, onde atua como Presidente do Conselho. Silvio Meira ajudou a criar mais de 30 empresas de base tecnológica e atua como provocador-chefe da ikewai.com, uma das primeiras redes de business designers do Brasil.
Entre as diversas premiações e condecorações, Silvio Meira recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (1996) e a Comenda da Ordem do Rio Branco (2002).