Início >> Ufba Em Pauta >> Dulce Aquino e Lia Robatto recebem Comenda 2 de Julho da ALBA

Dulce Aquino e Lia Robatto recebem Comenda 2 de Julho da ALBA

Homenagens serão entregues na quinta (16/04), às 10h

 

As professoras Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino e Lia Robatto, da Escola de Dança, recebem nesta quinta-feira (16/04), às 10h, a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pelo legislativo baiano.

Além delas, outras duas personalidades da dança baiana serão homenageadas na mesma sessão: o bailarino e coreógrafo Carlos Américo Moraes Machado e o professor e coreógrafo Raimundo Bispo dos Santos (Mestre King).

Dulce Tamara Lamego Silva e Aquino é diretora da Escola de Dança da UFBA. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, ela é atualmente coordenadora do Projeto Observatório das Artes e da Comunicação (OBSERVARTE), em parceria com MINC e UFBA, e desenvolve pesquisa nas áreas da Dança, das Artes, da Cultura e da Educação com ênfase na efetivação da Universidade como parte da sociedade.  

Lia Robatto, paulista radicada na Bahia desde os 17 anos, é professora aposentada da UFBA, além de coreógrafa, pesquisadora e produtora cultural, tendo atuado junto à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. Foi presidente do Conselho Estadual de Cultura e costuma atuar como parecerista para as leis de incentivo e jurada de prêmios e bolsas.

O professor e coreógrafo Carlos Morais é considerado um mestre da dança clássica no Brasil e um dos fundadores do Balé Teatro Castro Alves. Mestre King, primeiro homem a se graduar em Dança pela Universidade Federal da Bahia, é precursor da dança afro-brasileira.

As comendas, propostas pelo deputado Marcelino Galo, serão entregues no Palácio Deputado Luis Eduardo Magalhães, na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia.