A sessão de autógrafos de nove obras de diferentes áreas do conhecimento marca o último Lançamento Coletivo de 2012, promovido pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), a partir das 17h30, da próxima quinta-feira, dia 13, na Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, no campus do Canela. Os livros que apresentam temáticas diversas têm o objetivo de realizar um intercâmbio entre os diferentes campos de estudos do âmbito universitário e tornar a produção acadêmica mais acessível à sociedade.
A produção da EDUFBA visa apoiar as políticas de livre acesso à informação, resultante de pesquisas realizadas no âmbito da UFBA. Nesta leva do mês de dezembro, os livros que podem ser adquiridos por preço promocional são:
- “O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares”, organizado por Theresinha Guimarães Miranda e Teófilo Alves Galvão Filho. São textos selecionados de mais de 30 professores e pesquisadores de diferentes universidades e faculdades brasileiras que tratam dos aspectos da formação do docente que o habilitam a fomentar um ambiente de inclusão para o aluno com deficiência, das práticas, ferramentas e recursos que auxiliam o estudante nesse processo e também das instituições de ensino que vem obtendo bons resultados e servem de inspiração e exemplo.
- “Senhoras do cajado: a Irmandade da Boa Morte de São Gonçalo dos Campos”, de Luciana Falcão Lessa. A autora analisa os hábitos cotidianos, rituais religiosos e a formação histórico-cultural da Irmandade da Boa Morte da cidade de São Gonçalo dos Campos, localizada próximo à Feira de Santana/BA, na primeira metade do século XX.
- “Violências intencionais contra grupos vulneráveis: crianças, adolescentes, jovens, mulheres e idosos”, orgaizado por Ceci Avelar Noronha e Andrija Oliveira Almeida. O volume é composto, principalmente, por artigos de pesquisadores do Laboratório de Estudos sobre Violência, Saúde e Sociedade (LAVISS), que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC/UFBA), a obra é dividida em 10 capítulos, formando um abrangente estudo sobre a temática da violência intencional.
- “O saber e o trabalho docente: concepções e experiências”, organizado por Maria Roseli Gomes Brito de Sá e Vera Lúcia Bueno Fartes. Ao longo de seus 11 capítulos divididos em três partes, o livro apresenta ao leitor o saber e o trabalho docente, tendo em vista seus aportes teóricos e experienciais, a partir de discussões sobre a sua formação, levando em consideração as perspectivas históricas e culturais.
- “Avaliação e resiliência: diagnosticar, negociar e melhorar”, organizado por Robinson Moreira Tenório, Rosilda Arruda Ferreira e Uaçaí de Magalhães Lopes. A obra discute as melhorias possíveis para a Educação Básica, o Ensino Superior, as políticas, programas e projetos para a Educação e as próprias teorias e metodologias de avaliação educacional.
- “Navegações da cabeça cortada: breve incursão no campo dos estudos clássicos” de Ordep Serra. O livro passeia por diversos filósofos e histórias da antiguidade clássica, como os hinos homéricos e a tragédia grega, traz uma reflexão sobre o signo-monumento, aborda uma face trágica da poesia e evoca Orfeu.
- “Um pé calçado, outro no chão: liberdade e escravidão em Sergipe” de Sharyse Piroupo do Amaral. Co-editado pela EDUFBA e pela Editora Diário Oficial. O livro objetiva analisar a conjuntura social da região da Contiguiba nas últimas décadas que antecipam a Abolição. Analisa as tensões sociais, políticas e raciais na região, as vias da resistência negra à escravidão e da elite às leis emancipacionistas. É resultado da tese de doutorado da autora, defendida no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia (PPGH/UFBA) em 2007.
- “Jogo de discursos” de Paulo Andrade Magalhães Filho. O livro analisa a questão da tradição na Capoeira Angola, as tentativas de legitimização desta prática, valendo-se de fontes variadas, como jornais, entrevistas e observação direta.