Início >> Ufba Em Pauta >> Encontro apresenta a Antroposofia aos baianos na Escola Politécnica

Encontro apresenta a Antroposofia aos baianos na Escola Politécnica

Promoção é do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde

 

Tem início nesta sexta-feira, 20 de setembro, à 18h, o evento Encontro com a Antroposofia: Saúde e Educação Waldorf, no auditório da Escola Politécnica da UFBA (Rua Aristides Novis - Federação). Realizado a partir do trabalho desenvolvido no componente curricular HACA 50 - Racionalidades em Saúde: sistemas médicos e práticas alternativas, oferecido pelo BI Saúde (UFBA), o encontro se estnderá até domingo, 22. A Antroposofia, talvez a racionalidade menos conhecida entre os baianos, faz parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (MS, 2006).

Esse evento conta com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e trata-se de uma realização do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (UFBA), da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica, do Instituto Ciência e Arte e de um coletivo de educadores Waldorf.  

A proposta de apresentar a Antroposofia como conhecimento eminentemente interdisciplinar, possibilitará conhecer que a educação tem seu "sucesso" em crianças saudáveis e que essa saúde está vinculada ao respeito ao desenvolvimento humano. Uma criança dependendo do número de dentes que tem ou que trocou terá condições diferentes para o aprendizado, a escolarização.

A antroposofia é muito vinculada às Artes, tendo a abordagem fenomenológica de Goethe como fundamento e seu principal autor foi o alemão Rudolf Steiner. O pensamento antroposófico fundamenta ações em saúde, em educação (Educação Waldorf), na agricultura (Agricultura Biodinâmica) e na arquitetura. Para o Encontro com a Antroposofia foram convidados de diversas formações saúde, educação e artes.