Início >> Ufba Em Pauta >> Epidemia de microcefalia é tema da aula inaugural do semestre acadêmico

Epidemia de microcefalia é tema da aula inaugural do semestre acadêmico

UFBA convida pesquisadores da Fiocruz/PE e UFPE

A Reitoria da UFBA convida a comunidade universitária para a aula inaugural do semestre letivo 2015.2, intitulada "Epidemia de Microcefalia no Brasil", a ser ministrada pelos pesquisadores Celina Maria Turchi Martelli, da Fiocruz de Pernambuco, e Ricardo Ximenes, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento acontece no dia 13/01 (quarta-feira), às 18h, no Salão Nobre da Reitoria, com transmissão ao vivo através do link http://aovivo.ufba.br/aulainaugural. Na palestra, os pesquisadores convidados discutirão a relação entre a infecção pelo Virus Zika e a Microcefalia, abordando a cadeia de problemas de saúde pública decorrentes da epidemia dessas doenças.

 A iniciativa é consequência da colaboração estabelecida entre a UFBA e a Fiocruz/Bahia com o objetivo de coordenar esforços para intensificar pesquisas direcionadas à investigação da relação entre zika e microcefalia, bem como o acolhimento e atenção à saúde das crianças acometidas e a busca de novas estratégias de prevenção, em colaboração com as autoridades de saúde do Estado da Bahia.

Sobre os convidados

Médica com mestrado em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e doutorado pelo Departamento de Medicina Preventiva da USP, Celina Maria Turchi Martelli é pesquisadora no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães - Fiocruz/Pernambuco e Pesquisadora e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1C. Com larga experiência na área de Epidemiologia das Doenças Infecciosas, é professora titular aposentada do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás.

Professor da Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFPE, Ricardo Ximenes é mestre em medicina tropical pela UFPE e PhD em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atualmente é Professor Associado da UFPE e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B, e desenvolve pesquisas principalmente voltadas para a área de epidemiologia das doenças infecciosas.