Em 2016, a Escola de Enfermagem da UFBA (EEUFBA) completará 70 anos de sua fundação. Instituída pelo Decreto-Lei 8.779 de 22 de janeiro de 1946 e incorporada à Universidade Federal da Bahia em 1947, pelo Decreto n. 22.637, a EEUFBA foi a primeira escola para formação de enfermeiras na Bahia e no Nordeste e a terceira escola de enfermagem no Brasil.
Para celebrar a data, no próximo dia 22/01, às 16h30, será inaugurada a obra de reforma da Escola de Enfermagem, quando serão entregues as novas instalações físicas do prédio, com a presença do reitor João Carlos Salles, do vice-reitor Paulo César Miguez, professores e diretores de unidades.
A professora Heloniza Gonçalves Costa, atual diretora da Escola de Enfermagem da UFBA, ressalta que a reforma da unidade de ensino, construída no final de década de 40, foi muito importante para adequar a infraestrutura às necessidades atuais. Foram realizadas ampliações nas salas de aula e reformas nos laboratórios de informática, além da construção de novos espaços para os grupos de pesquisa que desenvolvem as suas atividades na graduação e pós-graduação.
Também no dia 22/01, às 15 horas, será realizada uma assembleia geral para apresentar a programação comemorativa e instalar o conselho consultivo da EEUFBA, formado por ex-diretoras, professoras eméritas e convidados indicados entre representantes da comunidade acadêmica, com o objetivo de discutir e apreciar questões relevantes para a Escola. Será anunciado ainda na ocasião o Prêmio 70 anos – Vida de Enfermeira, com o lançamento de edital dirigido para criações de estudantes em conjunto com profissionais de saúde.
As comemorações estão programadas para ocorrer no período de 22 de janeiro de 2016, que marca os 70 anos da criação da Escola, a 12 de março de 2017, data que marca os 70 anos da aula inaugural da unidade de ensino, proferida pela professora. Haydée Guanais Dourado, que foi a primeira diretora da EEUFBA.
Diversas atividades serão promovidas para celebrar a data, visando o resgate da memória da EEUFBA e o levantamento de aspectos de sua história que demonstram o valor e a importância da formação de enfermeira(o)s e expansão da profissão. Será uma oportunidade para a reflexão sobre os avanços da Escola e exposição de desejos e perspectivas para seu futuro.
A programação foi organizada por uma comissão especial, presidida pela Prof.ª Neusa Dias Andrade de Azevedo, aposentada e ex-diretora da Unidade, e composta por docentes, estudantes, técnicos administrativos e as presidentes da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-Ba) e do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia.