A fim de dar início a uma reflexão profunda sobre a vida universitária que desejamos construir e vivenciar, em resposta às novas realidades e desafios que se apresentam ao ensino superior brasileiro, nos dias 9 e 10 de setembro acontecem na UFBA, uma conferência e um mini-curso sobre Tutoria Universitária, ministrados pelo pesquisador de destaque internacional, Rafael Bisquerra Alzina.
Os eventos que estarão focados na em novas práticas institucionais de atenção aos estudantes serão realizados às 16h do dia 09/09, no Auditório Leopoldo Amaral da Escola Politécnica, na Federação e das 9 às 12h e das 14 às 17h, no Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público, localizado em Ondina. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail tutoriauniversitarua2013@gmail.com.
Necessidade de ação tutorial
A universidade brasileira passou por uma evolução e tornou-se mais acessível a segmentos da população antes raramente incluídos na educação superior, e cada vez mais se caracteriza pela convivência de pessoas de procedências culturais e sociais muito diversas, com valores e expectativas igualmente heterogêneos. Ao lado de tanta expansão e diversidade, observa-se também, o crescimento dos índices de abandono e trancamento de matrículas, tornando-se necessária uma ação tutorial com novas práticas institucionais de atenção aos estudantes.
A figura do tutor e sua ação coordenada em um programa de ação tutorial sugere ser um elemento chave na constituição de um sistema de apoio efetivo ao desenvolvimento discente, que deve preocupar-se não somente com o desempenho acadêmico, mas com o desenvolvimento integral das novas gerações. A tutoria universitária é uma função de acompanhamento e apoio ao estudante para fins da personalização da aprendizagem, do planejamento de vida e carreira e do desenvolvimento de suas competências tanto pessoais quanto profissionais.
Nas últimas décadas, uma quantidade expressiva de pesquisas confirmou o profundo impacto da tutoria universitária. A tutoria docente está associada com o fortalecimento do vínculo e da satisfação discente com a instituição universitária, ao maior comprometimento com o próprio desenvolvimento pessoal e profissional, melhor desempenho acadêmico, e finalização dos estudos universitários.
Mais informações sobre o tema podem ser obtidas no blog do pesquisador na área da tutoria universitária, Rafael Bisquerra Alzina.