O espetáculo “As Confrarias”, volta a cartaz em curta temporada, nos dias 20 e 22/03 (sexta a domingo), às 19h30, no Teatro Martim Gonçalves, na Escola de Teaatro da UFBA, no Canela. No dia 21 (sábado), haverá sessão extra às 16h30. A montagem conta com 28 atores sob a direção de Paulo Cunha.
Essa nova temporada integra a Mostra Prêmio Braskem de Teatro, que será realizada durante o mês de março e reunirá todos os espetáculos indicados à premiação desse ano. As Confrarias é líder de indicações, 07 no total, incluindo melhor espetáculo adulto, melhor direção (Paulo Cunha), melhor atriz (Jacyan Castilho e Vivianne Laerte); melhor ator (Wanderley Meira); e relevação (Evana Jeyssan e Wallas Moreira).
Enredo
Na história, que se passa no contexto da conjuração mineira, em Vila Rica (atual Ouro Preto), a mãe de um ator morto procura local para o sepultamento de seu filho percorrendo irmandades religiosas da cidade. O texto do dramaturgo paulista Jorge Andrade, escrito em 1969, logo após a edição do AI-5 pelo regime militar no Brasil, aborda temas como religião, opressão, vaidade e a função do artista, articulando os momentos históricos da Inconfidência Mineira, da Ditadura Militar no país e a realidade contemporânea.
As Confrarias é a 45ª Montagem da Cia de Teatro da UFBA, formada por alunos, professores, funcionários, ex-alunos e atores convidados. A entrada é gratuita, e os ingressos são distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.