O Secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jailson Bittencourt de Andrade, que é professor do Instituto de Química da UFBA, ministrará a palestra “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2019): Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional", a partir das 10h30 do dia 29/01, no Auditório da Biblioteca Universitária de Saúde Professor Álvaro Rubim de Pinho, no Canela. A atividade, que é aberta ao público interessado, é resultado de uma parceria entre a UFBA o Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz - Fiocruz e a Academia de Ciências da Bahia.
A Lei 13.243/16, Sancionada pela Presidência da República no início do mês, estabelece a regulamentação essencial no desenvolvimento da investigação científica, da criação e da inovação - tema que tem suscitado discussão no meio acadêmico. Alvo do debate, a "Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2016-2019): Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional" é um documento governamental que define estratégias de atuação coordenada a partir dos instrumentos de planejamento do Governo e formula iniciativas orientadas para o avanço na cooperação entre atores que poderão potencializar os avanços econômicos e sociais promotores do desenvolvimento.
Professor Titular do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da UFBA desde 1976, Jailson Bittencourt de Andrade é pesquisador do CNPq desde 1988. É conselheiro da SBPC, Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Academia Brasileira de Ciência e da Academia de Ciências da Bahia e Fellow da Royal Society of Chemistry.