A reitora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Profa. Dora Leal Rosa, coordena nesta quinta-feira (dia 6 de dezembro) a mesa-redonda sobre o tema Desafios da Bioenergia, no âmbito do 4.º Encontro Preparatório para o Fórum Mundial de Ciências 2013. O evento acontece entre os dias 5 e 7 deste mês, como parte da programação de reuniões preparatórias organizadas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com diferentes instituições (Andifes, Capes, CNPq, CGEE, Confap, Consecti, Unesco, MCTI). A abertura do encontro acontece às 19h desta quarta-feira (dia 5), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), com a palestra “Energia e Sustentabilidade: o papel das políticas de C,T&I”, proferida pelo secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Dr. Luiz Antônio Elias.
Com o tema central “Energia e sustentabilidade”, o intuito dessas reuniões é promover uma ampla discussão nacional sobre o tema central do Fórum Mundial de Ciência 2013, “Ciência para o Desenvolvimento Global”. São Paulo, Belo Horizonte e Manaus foram as sedes dos três primeiros encontros preparatórios. Pela programação do 4.º Encontro, na manhã do dia 6, o ex-presidente da Petrobras e atual secretário de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), José Sérgio Gabrielli, presidirá a primeira mesa-redonda, com uma rodada de palestras sobre os Desafios do Setor de Petróleo e Gás.
No dia 7, a terceira mesa-redonda do evento colocará em pauta o tema Fontes Alternativas de Energia, coordenada pelo presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Dr. Roberto Santos. A quarta e última mesa de debates, sob orientação do diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Roberto Paulo Lopes, terá como tema os Desafios & Perspectivas em Energia e Sustentabilidade. Após cada mesa haverá um momento para discussão e debates com o público.
Por meio do 4.º Encontro Preparatório o Governo do Estado da Bahia tem a oportunidade de participar da preparação do Fórum Mundial de Ciência, que será realizado em novembro de 2013 na cidade do Rio de Janeiro. Fapesb, ACB, UFBA, FIEB e os institutos nacionais de Ciência e Tecnologia de Energia e Ambiente e de Geofísica do Petróleo são os responsáveis pela organização do evento em Salvador.
Segundo o professor Jailson Bittencourt (Instituto de Química da UFBA, coordenador do INCT de Energia e Ambiente da UFBA, o 4.º Encontro Preparatório, assim como os demais encontros, tem a importância de organizar a contribuição do Brasil para o Fórum Mundial de Ciência: “Ele tem um atrativo distinto no sentido de que é muito focado em energia e sustentabilidade, que é um dos grandes desafios da humanidade neste século”, diz Bittencourt, lembrando que todos os participantes das mesas redondas são especialistas renomados em seus temas.