Início >> Ufba Em Pauta >> Eventos discutem riscos da telefonia celular à saúde

Eventos discutem riscos da telefonia celular à saúde

Atividades terão participação de pesquisador da UFRGS

 
Os “Efeitos biológicos e riscos da telefonia celular na saúde” será tema de seminário que acontece nesta quinta e sexta-feira (07 e 08/03) com a presença do pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Claudio Enrique Fernandez Rodriguez, no Departamento de Engenharia da Escola Politécnica da UFBA.   Já as 18h do dia 08/03, o pesquisador estará no Café Científico, abordando o tema “Telefonia Celular: Perspectivas, Mudanças do Marco Regulatório e Riscos à Saúde”.  O pesquisador que é doutorando em Engenharia Elétrica pela UFRGS, vem a Salvador a convite da física e pesquisadora Denize Francisca da Silva que estuda a exposição às radiações eletromagnéticas não ionizantes da telefonia celular e os efeitos na saúde, em bairros da Cidade Baixa. 

Entre as abordagens que serão apresentadas estão: a presença dominante da  telefonia celular,  nos últimos vinte anos, em nossa sociedade, pois no Brasil, o número de telefones já ultrapassa o número de pessoas, e a venda de aparelhos e instalação de novas estações de rádio base continua crescendo.  Além disso, haverá destaque para a chegada de uma nova geração tecnológica, o 4G que provoca alterações na canalização e propostas de alterações regulatórias, inclusive um Projeto de Lei federal (PLS 293/2012 ) que, entre outras coisas, restringe a autonomia dos municípios para legislar sobre paisagem e saúde, quando associadas à telefonia celular. 
Os eventos são gratuitos e acontecem em lugares distintos, conforme programação abaixo:
Dia 07/03 (Qunta-feira)
Horário: 11 às 13h
Local: Departamento de Engenharia Ambiental, 8º andar, sala 3.  - Escola Politécnica da UFBA
Dia 08/03 (sexta-feira)
-Horário: 16h
Local: sala da Pós Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho, 1º andar da Faculdade de Medicina da Bahia  -  Terreiro de Jesus 
-Horário: 18h – Café Científico
Local: sala Kátia Mattoso da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, localizada nos Barris.