Até o próximo dia 04/08, acontece o I Fórum para Bandas Filarmônicas, na Escola de Música (EMUS) da UFBA, no campus do Canela. O evento, contemplado no Edital Proext/2013 Eventos, contará com conferências, oficinas e palestras e pretende elaborar uma federação para filarmônicas na Bahia. Os professores da EMUS Celso Benedito e Joel Barbosa são os coordenadores da atividade.
O intercâmbio entre bandas filarmônicas é uma das principais intenções do Fórum, que começa às 15h desta quinta-feira (01/08) com a defesa de doutorado de Marcos Moreira. Intitulada “Mulheres em Bandas de Música”, a tese discute as relações de gênero em bandas filarmônicas nordestinas.
As bandas filarmônicas da Bahia constituem uma tradição musical com atividades culturais, educacionais e sociais. A necessidade de uma organização para o desenvolvimento dessas atividades deve ser contemplada com a criação da federação. O estatuto pretende possibilitar a formação de uma rede que se comunique por meio das tecnologias, criando parecerias e garantindo a preservação, a difusão e a expansão deste patrimônio artístico.
O Fórum se insere na EMUS como primeiro evento científico destinado à filarmônica. A Escola já havia realizado outras atividades relacionadas a essa tradição musical, mas salientando aspectos pedagógicos, artísticos, políticos e de gestão.
Confira a programação completa no Blog do Evento.