Neste ano em que a Faculdade de Medicina da Bahia/UFBA completa 208 anos de fundação, a Universidade Federal da Bahia festeja a marca histórica, publicando a Carta Régia da criação da entidade, mediante reprodução da imagem e transcrição paleográfica do fac-símile do documento, disponibilizadas pela Fundação Pedro Calmon:
Transcrição Paleográfica:
Carta Régia de Criação da Escola de Cirurgia da Bahia
ILmº e Exmº Srº.
O Príncipe Regente Nosso Senhor annuindo à Proposta que lhe fez o Doutor Joze Corrêa Picanço, Cirurgião Mor do Reino e do seu Conselho, sobre a necessidade que havia de húa Escola de Cirurgia no Hospital Real desta Cidade para instrucção dos que se destinão ao exercício desta Arte; tem cometido ao sobredito Cirurgião Mor a escolha de Proffessores, que não só ensinem a Cirurgia propriamente dita, mas a Anatomia como bem essencial della, e a Arte Obstetrícia tão útil como necessária, o que participo a Vossa Excelência por ordem do mesmo Senhor para que assim o tenha entendido, e contribua para tudo o que for promover este importante Estabelecimento. Deos Guarde a V. Exª. Bahia 18 de Fevereiro de 1808.
ILmº e Exmº Srº. Conde da Ponte D. Fernando Joze de Portugal
Histórico
Em 18 de fevereiro de 1808, o Príncipe Regente Dom João VI, vindo de Portugal, criou a Escola de Cirurgia da Bahia, no antigo Hospital Real Militar da Cidade do Salvador, que ocupava o prédio do Colégio dos Jesuítas, construído em 1553, no Terreiro de Jesus.
Em 1º de abril de 1813, a Escola se transformou em Academia Médico-Cirúgica. Em 03 de outubro de 1832, pela reforma da Regência Trina, ganhou o nome de Faculdade de Medicina, que guarda até hoje, sendo conhecida como Faculdade de Medicina da Bahia/Universidade Federal da Bahia - FMB-UFBA.
Fontes: Bahia Turismo e Famed/Ufba