Neste começo desse ano muitas formaturas estão acontecendo na Universidade Federal da Bahia, mas a que acontece às 17h desse domingo (1º/02) terá um caráter peculiar. Trata-se da formatura da turma Diversidade Étnica do Bacharelado Interdisciplinar (BI) em Humanidades, cujos formandos valeram-se da autonomia e a criatividade desenvolvidas ao longo do curso, para elaborar de forma colaborativa a solenidade que acontecerá no salão nobre da Reitoria da UFBA, sem a contratação de uma empresa especializada em formaturas.
Os estudantes aderiram à sugestão proposta pelo Instituto de Humanidades Artes e Ciências da UFBA (IHAC) de construir de forma coletiva, participativa e com a identidade do BI para realizar o evento de forma participativa como uma cerimônia respeitosa, honrosa, digna da ocasião e do modelo de ensino adotado no curso que surgiu como tentativa de renovar a educação superior no nosso país.
Os formandos, a comissão, o Colegiado de Humanidades e a direção do instituto irão homenagear professores e líderes ideológicos do curso, entre os quais destacam-se o professor Leandro Colling, a Secretária Olívia Santana e o Maestro Sergio Souto.