Na próxima segunda-feira (28/09), às 15h no Teatro Martim Gonçalves/UFBA, a pesquisadora francesa especialista em Teatro, Beatrice Picon-Vallin, ministrará a palestra “Do palco a tela a experiência do Théâtre du Soleil sob moderação da professora Deolinda Vilhena. Na ocasião, também será exibido o filme do Théâtre du Soleil: Os Náufragos do Louca Esperança, baseado no espetáculo homônimo que foi inspirado no romance de Jules Verne, Os Náufragos do Jonathan, publicado em 1909.
Já no dia 29/09, às 10h, Beatrice Picon-Vallin falará sobre “A tragédia contemporânea de Shakespeare”, no Cabaré dos Novos, no Teatro Vila Velha, com moderação de Marcio Meirelles e tradução de Vinícius Bustani.
Os eventos são realizados pela Escola de Teatro da UFBA e Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, em parceria com a Universidade Livre de Teatro Vila Velha. As atividades estão sob a coordenação da professora Deolinda Vilhena e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: deolindavilhenaufba@gmail.com.
Beatrice Picon-Vallin:
É diretora Emérita de Pesquisas no CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique (Centro Nacional de Pesquisa Científica), diretora das coleções Arts du spectacle (CNRS) e Mettre em scène (Actes Sud-Papiers, Arles).
Picon-Vallin é especialista em teatro do século XX e suas pesquisas incluem a história do teatro russo, as questões relativas ao teatro europeu do século XX, à encenação, ao trabalho do ator, compreendendo ainda as relações entre a cena e as imagens (cinema, vídeo, novas tecnologias), a pedagogia do trabalho da cena e a relação com as neurociências. Seu livro Meyerhold, editado pelo CNRS em 1999 e reeditado em 2003, recebeu o prêmio de melhor livro de teatro, atribuído pelo Sindicato da crítica dramática e musical. Tem colaborado com as principais publicações especializadas em teatro, na França, na Rússia e em diversos outros países.