O Ato de Fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) com a cerimônia de instalação do Conselho Universitário Matriz lotou o Auditório da Reitoria da nova universidade, no campus Jorge Amado, localizado na Vila de Ferradas, em Itabuna. O evento que também contou com a apresentação da Carta de Fundação da UFSB foi presidido pelo Reitor pro tempore, professor Naomar Monteiro de Almeida Filho; da Reitora da UFBA; professora Dora Leal Rosa; do governador do Estado, Jaques Wagner; do prefeito do municio de Itabuna, Claudevane Leite e representantes de vários segmentos da sociedade local.
Em meio aos discursos apresentados, a multidão aplaudia e vibrava ao vislumbrar o futuro promissor planejado pela UFSB cuja chegada na Região Sul, representa a descentralização da educação superior. De acordo com o governador Jaques Wagner a Instituição Federal de Ensino Superior “terá R$ 90 milhões injetados por ano com o objetivo de abrir novas janelas, avenidas de oportunidades para a população". A reitora Dora Leal, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que é tutora da UFSB, deseja que a UFSB "seja exemplar, superando desigualdades e enfrentando preconceitos".
O reitor pro tempore da UFSB, Naomar Almeida Filho, propôs Moção de reconhecimento e agradecimento à Prefeitura Municipal de Itabuna que está acolhendo a universidade em meio a uma “excelente parceria”. Para o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, a Universidade é uma conquista de todos e fruto de um sonho".
A UFSB já surge quebrando a lógica tecnicista, pois não terá faculdades, escolas ou departamentos. Terá institutos e 36 colégios universitários em cidades da região. A aula inaugural da UFSB está prevista para acontecer no dia 9 de setembro de 2014.
(Foto: Manu Dias/Agecom - BA)