A Edufba (Editora Universitária da UFBA) lança simultaneamente 18 novos livros na próxima quarta-feira (18/03), das 17h30 às 20h30, no Palácio da Reitoria - antessala do Gabinete do Reitor, no Canela. O evento reunirá autores e organizadores para uma sessão de autógrafos, e os exemplares estarão à venda com desconto especial de 20%.
A maior parte dos livros resulta da produção de pesquisadores ligados à Universidade em diversas áreas do conhecimento. O jornalista Paulo Roberto Leandro discute em "Negô! Baêa! – A invenção da torcida baiana" a transformação, ao longo do sécuo 20, da “assistência” (uma plateia quieta que aprecia os princípios desportivos originais) na "torcida" como conhecemos hoje. Essa mudança é observada em diversas esferas sociais, como no estádio, no mercado, na imprensa. A pesquisa bibliográfica e de campo teve duração de quatro anos, e o autor analisou uma coleção de 326 textos de coberturas de jogos do clássico "Ba-Vi".
Em "Hip hop, educação e poder", Ivan dos Santos Messias analisa as práticas educacionais do movimento hip-hop em Salvador e os esforços de grupos culturais na tentativa de inserir a arte na vida pública e na educação da população de bairros economicamente enfraquecidos. O livro é fruto de pesquisa realizada pelo autor com apoio da UFBA, através do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação.
A relação entre jornalismo e sociedade na Bahia é o tema de "Entre mudanças e permanências", de Ana Cristina Menegotto Spannenberg. A autora discute o jornalismo soteropolitano no século XX a partir da observação do mais antigo periódico em funcionamento: o jornal A Tarde. Spannenberg debruçou-se sobre coberturas eleitorais do jornal em 1919, 1954 e 1990 para compreender como o jornalismo se relacionou com a sociedade durante este período, considerando mudanças socioeconômicas, ideológicas e as tensões na esfera de poder.
Relações entre cultura e poder também estão em discussão no livro "Territórios da Bahia: regionalização, cultura e identidade", de Angelo Serpa. O livro investiga a articulação e a implementação de políticas de desenvolvimento territorial e cultural implantadas a partir de 2007 no estado da Bahia, problematizando noções de cidadania, cultura, identidade e política.
Veja aqui a relação completa das 18 obras que serão lançadas
*Com informações da Edufba