Durante todo o dia desta sexta-feira (10/04), acontece o Primeiro Encontro Regional Nordeste de Redescomep (Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa),na Superintendência de Tecnologia da Informação – STI/UFBA, no campus de Ondina. O evento reúne palestrantes vindos de outros estados da região Nordeste e terá apresentações compartilhadas entre as diversas representações estaduais.
Coordenado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), o projeto Redecomep vem há alguns anos, promovendo a implantação de redes de alta velocidade nas capitais e em outras regiões metropolitanas. Na Bahia, desde 2005, foram iniciadas as articulações e a REMESSA (Rede Metropolitana Salvador) foi implantada em julho de 2009. Já são 28 parceiros que usufruem de rede de alta velocidade da Rede Remessa, incluindo Governo do Estado e Prefeitura de Salvador.
O foco na educação e na pesquisa é inerente ao projeto Redecomep. "As parcerias abrem novas perspectivas, fortalecendo o desenvolvimento de infraestrutura de telecomunicações no Estado, estimulando a melhoria nos serviços públicos prestados à sociedade, o desenvolvimento do ensino e da pesquisa, nas diversas áreas do conhecimento, com destaque para a área de pesquisas médicas (bastante presente na Remessa)", afirma Luiz Barreto, Analista de Redes do PoP-BA. Universidades públicas estaduais, instituições públicas e governamentais, além de universidades do setor privado, entre outros, se tornaram parceiros da REMESSA.
Autonomia na gestão
Cada regional conta com toda a experiência e suporte da RNP para conduzir o projeto Redecomep na sua cidade ou representação estadual. A autonomia, no entanto, é estimulada, tanto para os modelos de soluções técnicas quanto na gestão de parcerias, e dá ao conjunto das Redescomep uma diversidade de saberes. Daí a expectativa de um encontro rico e propenso a trocas; e com potencial para proporcionar avanços técnicos e de gestão, que serão compartilhados.
A UFBA é reconhecida nacionalmente como um dos Pontos de Presença (PoP-BA) com grande contribuição nas ações nacionais das Redescomep. Para Claudete Alves, coordenadora baiana da Redecomep e líder da equipe da Rede Remessa, "a oportunidade de sediar o primeiro encontro regional reflete a confiança dos gestores das Redescomep na nossa equipe e nos dá ainda mais motivação"