A Universidade do Porto, responsável pela coordenação de dois novos consórcios, aprovados no âmbito do Programa Erasmus Mundus - Ação 2 para o Brasil, abriu inscrições para mobilidade acadêmica Brasil–Europa e Europa–Brasil. O projeto IBRASIL e o projeto BEMUNDUS são consórcios formados por instituições europeias e brasileiras que oferecem a possibilidade para mobilidade de estudantes europeus e brasileiros fazerem uma mobilidade nas universidades que integram os consórcios (brasileiros na Europa e europeus no Brasil).
As áreas elegíveis são Engenharia e Tecnologia (todos os ciclos de estudos à exceção de Mestrado) e Educação e Formação de Professores (apenas disponível para graduação). A oportunidade de mobilidade é extensível a docentes e funcionários. Os critérios de elegibilidade, prazo de candidatura, duração da bolsa, assim como os documentos obrigatórios e o formulário de candidatura estão disponíveis nos sites de cada um dos projetos: IBrasil - http://ibrasilmundus.eu/apply?lang=pt e Bemundus - http://www.bemundus.eu/apply?lang=pt
Os candidatos selecionados receberão uma bolsa mensal que varia conforme o tipo de mobilidade: 1000 Euros (graduação), 1500 Euros (doutorado), 1800 Euros (pós-doutorado) e 2500 Euros (docentes e funcionários das Universidades). As candidaturas para doutorado pleno se encerram em 31 de dezembro de 2013. Os apoios concedidos pelos projetos prevêem ainda passagem de ida/volta, o pagamento direto das taxas de matrícula à instituição de destino (quando aplicável) e a aquisição de um seguro de saúde e acidentes pessoais válido durante todo o período da mobilidade.
Mais informações pelos e-mails: bemundus.brasil@reit.up.pt e ibrasil@reit.up.pt.