Até o final da tarde desta sexta-feira (26), a exposição O “Ninho dos Cobras” está à disposição da população baiana para visitação gratuita, no Hotel Fiesta, onde acontece o VI Congresso Brasileiro de Herpetologia. A mostra reúne acervos de oito museus que trabalham com répteis e anfíbios em diferentes regiões do Brasil e tem a presença de pesquisadores que fornecem mais informações sobre os animais aos visitantes.
De acordo com a professora do Instituto de Biologia da UFBA, Rejâne Lira, coordenadora da exposição, “embora os acervos zoológicos sejam a base primordial para a grande maioria das pesquisas realizadas na herpetologia e áreas afins, os espaços museais têm sido negligenciados pelas instituições e governos nacionais, o que coloca em risco o patrimônio que histórico-ambiental-científico-cultural brasileiro”.
Ainda segundo Lira, a estes problemas, a exposição responderá como estiver ao seu alcance. “A maneira pela qual propomos suprir esta lacuna é inovadora. Pelo menos, durante uma semana, as pessoas puderam conhecer os acervos dos principais museus brasileiros e as pesquisas realizadas pelos mesmos”, explicou.
O Congresso Brasileiro de Herpetologia faz parte da vida profissional e estudantil das pessoas que trabalham ou estudam a herpetofauna brasileira em todas as suas facetas. Aliado a isso, a comunidade baiana se ressente da falta de espaços museais que tratem da biodiversidade nacional, particularmente da nossa fauna, fora do âmbito dos zoológicos, bem como da importância desta biodiversidade para a sobrevivência de todas as espécies biológicas incluindo o próprio homem.