As palestras “Estimadores melhorados baseados no método de bootstrap para os parâmetros da distribuição Weibull modificada” e “Modelagem bayesiana para dados de saúde” acontecem nesta sexta-feira (06/12), na sala 12 do Instituto de matemática da UFBA, em Ondina. Os eventos fazem parte do Ciclo de Palestras 2013 do Departamento de Estatística (IMUFBA).
A primeira palestra que está sob a coordenação da pesquisadora do CNPQ, Samila Oliveira, tratará da distribuição Weibull modificada, usada para modelar dados que apresentam função de taxa de risco em forma de banheira. No trabalho que será apresentado foram consideradas estratégias numéricas para correção de viés dos estimadores que indexam a distribuição Weibull Modificada, utilizando reamostragem via bootstrap paramétrico e não-paramétrico.
A segunda palestra, comandada pela pesquisadora do CNPQ, Pétala Gardênia, destacará a inferência Bayesiana como uma ferramenta que vem sendo cada vez mais utilizada, especialmente no contexto epidemiológico, por possuir a capacidade de acrescentar informações prévias aos dados e facilitar a inclusão destas informações num contexto formal de decisões, melhorando assim a análise dos dados. A regra utilizada para incluir essas informações adicionais é o teorema de Bayes.