Publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) e organizado por Ulrich Gmünder, o livro "Fausto visita os orixás: 50 anos do Goethe-Institut/ICBA na Bahia" tem lançamento marcado para a próxima segunda-feira (dia 3 de setembro), às 19h30, em um evento apenas para convidados, na sede do ICBA, em Salvador. O lançamento integra as ações de comemoração ao cinquentenário de fundação do Goethe – Institut (Instituto Cultural Brasil-Alemanha/ICBA). Após esta data, a obra poderá ser adquirida no Setor Comercial da EDUFBA (71 3283-6164) e nas Livrarias EDUFBA.
O ICBA está em um local privilegiado de Salvador, próximo a inúmeras instituições importantes da vida cultural e acadêmica da cidade. Ao longo dos anos, reinventou-se e adquiriu novos posicionamentos, destacando-se pelas suas iniciativas culturais. Desde sua fundação, em 1962, auxiliou na difusão da língua e cultura alemã na sociedade baiana, permitindo o acesso às produções culturais contemporâneas e clássicas da Alemanha, na música, no cinema, no teatro e nas artes plásticas.
Esta obra reúne depoimentos de colaboradores do ICBA, pessoas que acompanharam de perto, mas externamente, a caminhada desta instituição. São eles: Armindo Bião, Arno Brichta, Celeste Aida Galeão, Guido Araujo, Juarez Marialva Tito Martins Paraiso e Paulo Costa Lima. Ulrich Gmünder, atual diretor do ICBA e organizador do livro, abre a obra com um prefácio, seguido por depoimentos de Klaus-Dieter Lehmann, presidente do Goethe-Institut, e de Joaquim Júlio de Oliveira, presidente do ICBA.