A plataforma Latinitas - método de ensino de latim desenvolvido pelo professor José Amarante, do PPGLinC (Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura do Instituto de Letras da UFBA) - será adotado a partir de 2016 pela USP. Em reunião no mês de outubro, o Setor de Língua Latina da universidade paulista decidiu adotar o Latinitas como material principal de seus cursos de latim, em substituição ao método de Cambridge - o famoso Reading latin (traduzido como "Aprendendo latim").
A Latinitas é uma plataforma impressa e online de ensino e aprendizagem de latim desenvolvida na UFBA, com materiais testados na própria Universidade desde 2010. Atualmente, o material também está sendo aplicado em outras instituições na Bahia e em outros estados. A preparação dos dois volumes do Latinitas contou com a contribuição de quatros turmas de latim e de uma turma de professores da Universidade.
A proposta do site se estrutura em três pilares: oferecer um ambiente virtual de aprendizagem complementar à abordagem da sala de aula, que ocorre através do material impresso; oferecer recursos complementares à aprendizagem em outras mídias; e reconhecer as atuais formas de aprender e de interagir dos estudantes.
Criador da Latinitas, o professor José Amarante foi agraciado, em 2014, com o Prêmio Capes na área de Letras/Linguística por sua tese “Dois tempos da cultura escrita em latim no Brasil: o tempo da conservação e o tempo da produção - discursos, práticas, representações, proposta metodológica”, orientada pelas professoras Rosa Virgínia Mattos e Silva (in memoriam) e Tânia Conceição Freire Lobo. Um video sobre a tese pode ser visto aqui.