.
A terceira edição do Seminário “Mídia e Direitos Humanos” discute a partir das 9h dessa sexta-feira (26), a cobertura da violência nos meios de comunicação e como a mídia influencia nas agressões no cotidiano das cidades, em especial atenção às mulheres. O evento que divulgará os dados mais atuais da análise da cobertura de três veículos impressos e três programas televisivos baianos, conferirá certificado de extensão aos participantes e será realizado no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), no campus de Ondina.
A mesa redonda principal terá a participação do jornalista e membro da Rede Andi Brasil, Adriano Guerra; do superintendente de Apoio de Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Ailton Ferreira; da editora do Jornal A Tarde, Cleidiana Ramos; do Defensor Público Federal, João Paulo Lordelo e do deputado Federal Luiz Alberto. As rodas de conversas que acontecerão à tarde e irão refletir sobre a representação da mulher na mídia e a cobertura da violência contra a mulher na mídia.
Durante o Seminário, também será lançado o livro “A Construção da Violência na Televisão e em Jornais Impressos na Bahia”, editado pela Edufba (2013) e produzido pelo Observatório de Mídia e Direitos Humanos da Bahia, tratando sobre pesquisa que analisou a cobertura de dois veículos impressos – “Massa” e “Correio”, além de dois programas televisivos, “Na Mira” da TV Aratu, afiliada do SBT e “Se Liga Bocão” da TV Itapoan, afiliada da TV Record, no período de julho de 2011 e junho de 2012.
A atividade é realizado através de uma parceria entre a Facom/UFBA, a CIPÓ Comunicação Interativa e o Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social e tem financiamento da Fundação Ford.
Programação
8h- 9h- Café da Manhã
9h- 9h30- Lançamento de livro “A Construção da Violência na TV e em
jornais impressos da Bahia” e dados do último relatório.
9h30- 12h - Mesa “Mídia e Direitos Humanos”
- Adriano Guerra (jornalista da Rede Andi Brasil- MG)
- Ailton Ferreira (Superintendente de Apoio de Defesa aos Direitos Humanos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia)
- Clediana Ramos (Editora jornal A Tarde)
- João Paulo Lordelo - Defensor Público Federal
- Dep. Federal Luiz Alberto
- Mediador: Professor Giovandro Ferreira, (diretor da Faculdade de
Comunicação da UFBA)
- 14h - 17h - Rodas de Conversa
- Roda 01: Representação da mulher na mídia e violência contra a mulher
-Mediação: Ana Fernanda Souza e Adriano Sampaio
- Roda 02: A cobertura da violência contra a mulher na mídia (Caso New Hit)
- Mediação: Nilton Lopes e Clarissa Viana