O Café Científico da UFBA acontecerá na próxima segunda-feira (24/08), às 10h, na Sala de Arte Cinema da UFBA, e terá como palestrante o compositor brasileiro de reputação internacional, Paulo C. Chagas. Chagas vem a Salvador proferir a palestra “Música, Comunicação e Mídia”, onde irá refletir sobre a música como sistema social de comunicação, buscando uma compreensão abrangente das formas da música contemporânea. O convidado apresentará, também, algumas reflexões sobre o seu oratório digital “A Geladeira”, que “reflete sobre uma experiência pessoal de tortura durante a ditadura militar”, de acordo com o compositor.
Chagas tem sido atuante no campo da música eletroacústica e das tecnologias intermídia, com obras significativas integrando eletrônica com música instrumental e vocal. Seu mais recente livro, Unsayable Music (Leuven University Press, 2014), trata, de uma perspectiva teórica e filosófica, da música contemporânea, incluindo composição eletroacústica e digital, audiovisual e multimídia.
O evento, aberto ao público e gratuito, está sendo promovido no contexto do projeto Música de Agora na Bahia, 3º Seminário de Música Contemporânea, que acontece entre os dias 20 e 26 de agosto. A palestra do compositor Paulo C. Chagas é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT), em parceria com a Livraria Multicampi, a Escola de Música e a Oficina de Composição Agora. PARTICIPEM!
O Café Científico da UFBA conta com transmissão ao vivo através do link: http://aovivo.ufba.br/cafecientifico
Sobre o Café Científico
Coordenado pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade bimestral e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. O Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.