Nesta quarta-feira (17/06), será realizada Roda de Diálogo com o tema “A sociedade frente ao Genocídio da Juventude Negra”, com a participação de representantes da sociedade civil e da Campanha Reaja. O evento acontece às 16h30, no Museu Afro-Brasileiro (MAFRO)/Sala Carybé - Faculdade de Medicina da Bahia, Terreiro de Jesus, s/n, Centro Histórico, Salvador-BA.
A atividade faz parte do projeto Expográfico do MAFRO que tem programação mensal, no período de maio a agosto de 2015, com a participação de professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia, representantes da sociedade civil, do poder público e de instituições que lutam em defesa dos direitos humanos. Dentre os objetivos do projeto busca-se fortalecer o MAFRO/UFBA enquanto espaço de interlocução e discussão, trazendo a temática das diferentes formas de genocídio para o âmbito acadêmico.
Segundo dados do Mapa da Violência 2014 o país registra homicídio de 30 mil jovens por ano, dessas mortes quase 80% das vítimas eram negras. Assim, o MAFRO exercendo seu papel social enquanto Museu Universitário, bem como espaço identitário e de interlocução para as populações afro-brasileiras, reconhece a importância de discutir esta problemática junto à sociedade civil, poder público e movimentos sociais, em consonância com a Campanha Reaja e a Anistia Internacional.
Confira a programação:
17/06 Roda de Diálogo A sociedade frente ao Genocídio da Juventude Negra com representantes da sociedade civil e da Campanha Reaja.
10/07 Roda de Diálogo As várias formas de Genocídio com professores da Universidade Federal da Bahia.
12/08 Roda de Dialogo Políticas Públicas de combate ao "extermínio" da Juventude Negra com representantes do poder público e de movimentos sociais.