O Professor titular Maurício Lima Barreto do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e da FIOCRUZ/Bahia, foi escolhido para receber Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, pelo reconhecimento do trabalho realizado como pesquisador que contribuem para o desenvolvimento do Estado.
A premiação acontecerá nesta quinta-feira, durante a solenidade de aniversário da Fapesb, que completa 14 anos. O evento, que ocorrerá na sede da Fapesb – Rua Prof. Aristides Novis, 203, Federação – contará com a presença de secretários do estado, reitores e pró-reitores de universidades e instituições de ensino superior e pesquisa, representantes de instituições parceiras, ex-diretores da Fundação e membros da Academia de Ciências.
Barreto foi o escolhido entre nove candidatos, indicados por meio de uma Consulta Pública aos pró-reitores de pesquisa das universidades baianas (federais, estaduais e particulares sem fins lucrativos), e aos diretores dos institutos de pesquisa na área de Ciências da Vida sediados no estado e aos pesquisadores do CNPq atuantes na área.
Como critérios para escolha do premiado, a Comissão analisou a produção científica, a publicação dos resultados em artigos científicos, livros e capítulos de livros; a preocupação com a formação de recursos humanos, especialmente em nível de pós-graduação; e o reconhecimento por seus pares, através de sua classificação como Bolsista de Pesquisa do CNPq, bem como prêmios e honrarias recebidos em sua carreira. A Comissão que decidiu pela premiação do professor Barreto foi composta por Esper A. Cavalheiro, Francisco M. Salzano e Paulo M. Buss e ratificado pela Diretoria Executiva da Fapesb.
Conheçaa a integra do parecer da Comissão de Seleção
Trabalhos de escolha do vencedor do prêmio Roberto Santos
A Comissão indicada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, composta (em ordem alfabética do primeiro nome) por Esper A. Cavalheiro, Francisco M. Salzano e Paulo M. Buss para realizar a indicação do vencedor do Prêmio Roberto Santos deseja inicialmente manifestar ter sido muito difícil a tarefa de indicação, devido à qualidade dos “curriculum vitae” dos nove candidatos inscritos. Foi realizado, no entanto, um exame minucioso dos mesmos, tendo como critérios básicos: 1. A produção científica, como medida pela importância dos assuntos considerados e a publicação dos resultados em artigos científicos “in extenso”, livros e capítulos de livros; 2. A preocupação com a formação de recursos humanos, especialmente em nível de pós-graduação; e 3. O reconhecimento por seus pares, através de sua classificação como Bolsista de Pesquisa do CNPq, bem como prêmios e honrarias recebidos em sua carreira. A decisão final recaiu sobre MAURÍCIO LIMA BARRETO. Obteve ele seu Doutorado em 1987 no Reino Unido, é professor titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e da FIOCRUZ/Bahia, instituições onde desenvolve pesquisas de alto nível nas áreas de saúde coletiva e da epidemiologia das doenças infecciosas. Publicou 355 artigos científicos “in extenso” no período entre 1974 e 2015, bem como dois livros e 47 capítulos de livros. Ao longo de sua carreira, formou 18 Mestres e 23 Doutores. Como reconhecimento por sua atuação é ele, atualmente, Pesquisador 1A do CNPq, Membro da Ordem do Mérito Científico em nível de Comendador, Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Membro da “The World Academy of Sciences for Advancement of Science in Developing Countries (TWAS)”; sendo, portanto, amplamente merecedor do Prêmio que agora lhe é outorgado.