Um total de 19.850 lâmpadas fluorescentes foram encaminhadas para tratamento e descarte ambientalmente adequados pela Coordenação de Meio Ambiente da UFBA. O serviço que foi realizado pela empresa Cicloteo Reciclagem Ltda, contratada através do pregão 87/2013, é muito importante, pois as lâmpadas fluorescentes têm em sua composição o vapor de mercúrio que é um elemento bastante prejudicial ao meio ambiente e tóxico aos seres vivos, mesmo em pequenas concentrações.
Os objetos foram triturados em equipamento específico e o vapor de mercúrio sugado foi retido em filtro de carvão ativado. Posteriormente, o material passando passou por tratamento térmico para sua recuperação e envio para reciclagem em empresa especializada, no estado de Santa Catarina. O pó de fósforo, responsável pela coloração esbranquiçada das lâmpadas foi separado e enviado para reaproveitamento em indústrias fabricantes de produtos para correção de pH do solo, enquanto os componentes de metal e vidro são separados em tambores e enviados para empresas parceiras produtoras de ligas metálicas e cerâmica.
As lâmpadas fluorescentes eram armazenadas pela universidade desde o último descarte realizado em setembro de 2012, quando através de uma parceria com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, a UFBA descartou 17.000 lâmpadas in loco. Naquele momento utilizou-se a tecnologia do papa-lâmpadas.