Início >> Ufba Em Pauta >> Ministro da Educação Cid Gomes visita Reitoria da UFBA nesta sexta-feira

Ministro da Educação Cid Gomes visita Reitoria da UFBA nesta sexta-feira

Ministro conhecerá Serviço de Oncohemoterapia do HUPES

 

O Ministro da Educação Cid Gomes visita nesta sexta-feira, 23 de janeiro, a Reitoria da Universidade Federal da Bahia, onde almoçará com o Reitor em Exercício Paulo Miguez e equipe da instituição. A visita ocorrerá a partir das 11h30 e inclui o Serviço de Oncohemoterapia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos – HUPES.

 A visita faz parte de uma programação do ministro, que deseja conhecer as principais Universidades federais e Institutos de Educação Tecnológica do país, sendo a UFBA a segunda instituição a recebê-lo. Além da visita à UFBA, a agenda ministerial inclui encontro com o governador do Estado Rui Costa e outras autoridades baianas.

A Universidade Federal da Bahia tem seu começo em 18 de fevereiro de 1808, quando o Príncipe Regente Dom João VI institui a Escola de Cirurgia da Bahia, primeiro curso universitário do Brasil. Ainda no século XIX, incorporou os cursos de Farmácia (1832) e Odontologia (1864), a Academia de Belas Artes (1877), Direito (1891) e Politécnica (1896). No século XX, Isaías Alves cria a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1941). Em 1950, passa a Universidade Federal da Bahia, integrando as escolas isoladas e instituindo outros cursos. Em quinze anos sob o reitorado de Edgard Santos, a UFBA floresceu nas áreas de artes, humanidades e saúde.

Atualmente a UFBA é a maior Universidade Federal do estado da Bahia, berço das demais que surgiram na última década, e oferece cerca de 7.500 vagas por ano em 112 cursos de graduação, diurnos e noturnos. Além dos mais de 32 mil alunos matriculados na graduação, existem ainda 5.000 alunos matriculados em 192 cursos de pós-graduação, entre programas de Mestrado, Doutorado e Residências Médicas.

O Serviço de Oncohemoterapia do HUPES oferece atendimento totalmente público e de qualidade, formando profissionais de saúde especializados nessa área complexa e gerando conhecimento técnico e científico. Com uma abordagem multidisciplinar, esta área dá sustentabilidade a várias outras da clínica médica, como anemia falciforme, tromboses e distúrbios genéticos ligados ao tecido hematopoiético.

O Hospital detém o único laboratório de diagnóstico de neoplasias hematológicas no Estado da Bahia. A enfermaria tem a capacidade de 16 leitos, sendo 11 de hematologia e 5 de transplante. O serviço atende cerca de 1000 pacientes por ano no Ambulatório Magalhães Neto. A Unidade de Transplante foi inaugurada em agosto de 2010 e desde então já realizou 140 transplantes, sendo 122 autólogos (do próprio paciente), 16 alogênicos (doação da medula de outra pessoa para o paciente) e 2 haploidenticos (transplante com doadores parcialmente idênticos).