Início >> Ufba Em Pauta >> Museu Afro-Brasileiro promove rodas de conversas com a diáspora africana

Museu Afro-Brasileiro promove rodas de conversas com a diáspora africana

Encontros acontecerão às quartas-feiras

 

Em comemoração ao mês da Consciência Negra, o Museu Afro-Brasileiro da Universidade Federal da Bahia – MAFRO, promove toda quarta-feira de novembro, o Encontro “O Mafro e Você”, em rodas de conversa com a diáspora africana de Salvador. Com sessões semanais, sempre a partir das 16h30, a programação é aberta a participações de lideranças sociais, professores, estudantes e do público em geral. 

O MAFRO que fica no prédio da Faculdade de Medicina, no Centro Histórico de Salvador, tem o objetivo de valorizar, preservar e divulgar as culturas africanas e da diáspora como um espaço de identidade e memória da população afro-descendente.  A intenção é contribuir para a construção de uma educação fomentadora das relações étnico-raciais positivas com subsídios necessários a uma melhor qualidade de vida.   Por ser um museu universitário, o MAFRO desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão para difundir e socializar as informações oriundas do seu acervo por meio de cursos, exposições temporárias e publicações, além de painéis de debates e conferências. 

O Programa O Mafro e Você foi criado para estreitar laços com o público através de painéis temáticos inerentes à cultura contemporânea a partir de aspectos afro-brasileiros. A ordem é ampliar os horizontes e melhorar o conjunto de conhecimentos a respeito da nossa formação social. É uma atividade anual que vem preencher uma lacuna no âmbito das discussões em torno das africanidades e suas vertentes na Bahia. 

Em sua terceira edição, O Mafro e Você traz a ancestralidade como tema principal das rodas de conversa e a seguinte programação gratuita, na Sala Carybé: 

Dia 12/11/2014, 16h30

Painel: Herança afro-brasileira

Criolidades musicais

Palestrante: Professor Marielson Carvalho (doutorando em Literatura e Cultura/UFBA)

 

Dia 19/12/2014, 16h30

Painel: Narrativa brasileira na África

Relato da visita ao Palácio de Oyó

Palestrante: professor Fábio Lima (UFBA)

 

Dia 26/11/2014, 16h30

Painel: Saberes Afro-brasileiros

Mulheres na administração de um terreiro: a experiência do Ilê Axé Oyá Deji

Palestrante: Ekede Simone Magalhães