O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) está com nova direção, desde o último dia 02/01, instituída pela portaria N° 05/2014, do Gabinete do Reitor, que nomeou Claudio Luiz Pereira para o cumprimento da função.
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFBA se encontram implantado num sítio arqueológico colonial, que representa os mais completos vestígios arquitetônicos do Colégio dos Jesuítas construído a partir de meados do Século XVI. Encontra-se aberto para visitação pública e agendamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, exceto nos feriados oficiais. O Museu fica no Terreiro de Jesus, s/n, Prédio da Faculdade de Medicina, no Pelourinho.
O MAE tem acervos representativos do passado pré-colonial, colonial e contemporaneidade de povos indígenas que contribuíram para a formação da diversidade de povos e identidades brasileiras. O visitante que o percorre ingressa numa viagem no tempo e tem uma experiência incomparável, já que seus acervos em exposição focalizam o território da Bahia e de partes do Brasil em suas diversas nuances étnicas e culturais.