A segunda etapa do estudo do ELSA-Brasil que envolve15 mil participantes em todo o país, informa que dois mil participantes do estudo na Universidade Federal da Bahia deverão retornar ao Centro de Investigação ELSA, localizado no Canela, a fim de realizar novos exames e entrevistas, pois a pesquisa será concluída em setembro de 2014.
Na UFBA, mais de 600 servidores já tiveram seu estado de saúde acompanhado nesta nova fase. Os participantes que ainda não compareceram ao Centro de Investigação devem ficar atentos aos contatos da equipe para agendamento da visita.
Por ser um estudo inédito, com grande abrangência e de longo prazo, o ELSA-Brasil impõe muitos desafios, exigindo empenho de pesquisadores e equipe multidisciplinar, além da participação de mais de 15 mil servidores brasileiros que contribuem com seu tempo para a realização dos exames e entrevistas da Onda 2.
O ELSA-Brasil
O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA-Brasil é uma pesquisa de corte multicêntrica voltada para a investigação de doenças crônicas, principalmente cardiovasculares e diabetes, na população brasileira. O estudo é desenvolvido em seis instituições de ensino superior e pesquisa no Brasil. A UFBA é a única representante da região Nordeste. Entre 2008 e 2010, ocorreu a Onda 1 do ELSA-Brasil, quando mais de 60 mil exames especializados e 15 mil entrevistas foram realizados.
O ELSA-Brasil é financiado pelo Ministério da Saúde (Decit) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep e CNPq). Em Salvador, o Centro de Investigação do ELSA-Brasil fica localizado na Avenida Araújo Pinho, 513, no Canela. Informações pelo telefone (71) 3283-7480 / 3283-7497, pelo e-mail com.elsa@ufba.br ou no site www.elsa.org.br.