O ELSA-Brasil convida os participantes voluntários, servidores desta Universidade, que ainda não realizaram entrevistas e exames, para comparecer ao Centro de Investigação. Na fase atual, que termina em dezembro/2018, estão sendo realizados exames clínicos, bioimpedância, avaliação da atividade física e testes que avaliam a capacidade funcional de força muscular das mãos, senta-levanta, equilíbrio e caminhada de quatro metros.
O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) acompanha, há 10 anos, a saúde de 15 mil servidores públicos, com idades entre 35 e 74 anos, em seis capitais brasileiras. Na Bahia, o estudo iniciou em outubro de 2008, com a participação voluntária de mais de 2 mil servidores da UFBA. Seu objetivo principal é identificar causas e fatores relacionados à ocorrência de novos casos e a evolução de doenças crônicas, como a hipertensão, o diabetes e a obesidade, informações ainda inéditas para a população brasileira.
Na UFBA, os esforços se intensificam para cumprir os prazos e metas da pesquisa. “Nós temos a responsabilidade ética e política com o estudo multicêntrico e de grande porte, desenvolvido com recursos público. Temos a ousadia de ser o único centro na região nordeste, o que confere diversidade à pesquisa. Portanto, é fundamental concluir a Onda 3 do ELSA junto com os demais centros e honrar nossos compromissos com financiadores e participantes”, explica Greice Menezes, médica e diretora executiva do ELSA-Brasil na Bahia.
Portanto, se você é participante do ELSA-Brasil, fique atento/a aos contatos da equipe, para não perder o prazo final para realização dos exames e entrevistas, ou entre em contato pelo telefone (71) 3283-7480.