Nesta quarta-feira (19/08), às 15h, acontece o Projeto Curta Cinema no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador (Praça Municipal, s/n, subsolo lateral da Prefeitura). O evento também contará com uma apresentação da Orquestra de Violões da UFBA, a partir das 17h, com a participação de 14 violonistas entre alunos e professores da Escola de Música (EMUS).
O repertório da apresentação incluirá as seguintes obras: 1) Concerto em ré menor para viola d’amore e alaúde e orquestra de cordas de Antonio Vivaldi, adaptado para a Orquestra de Violões pelos alunos Diego Esteves, Lierbeth Prata e Afonso Celso como parte do projeto de pesquisa coordenado pelo professor Robson Barreto; 2) Concerto em ré maior Op.99 para violão solo e orquestra de Mario Castelnuevo Tedesco, adaptado pelo professor da EMUS Mario Ulloa; 3) Pequeno Concerto para violão e orquestra de Heitor Villa Lobos, contendo 3 movimentos, adaptado pelo Professor Ricardo Campanogara juntamente com alunos bolsistas do PIBIC com projeto de iniciação científica da UFBA.
Na programação do projeto Curta Cinema, serão apresentados o processo de criação e o resultado final dos seguintes curtas do diretor, roteirista, produtor e editor baiano Leandro Afonso: Nunca mais vou filmar (2012, 17 min.); Lara (2013, 13 min.); e Habeas Corpus (2014, 19min.). Leandro estará mediando um bate papo após exibição dos filmes, sobre as quatro etapas de cada um deles: a pré-produção, a produção, a montagem e a distribuição.
Leandro Afonso vai dividir com o público interessado (de idade superior a 14 anos) sua experiência em fazer cinema independente na Bahia. Juntos, seus filmes têm participação em mais de 30 festivais no Brasil e no exterior, entre eles o Goiânia Mostra Curtas (2013), FestCurtas BH (2014), Festival Irlandês de Cinema Latino-americano (2014 e 2015, Irlanda), Zinebi (2014, Espanha – classificatório para o Oscar). Ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).