O Pós-Afro (Programa Mutidisciplinar de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos) recebe nos dias 26 e 27/10 a visita do professor Eugeniusz Rezwski, filólogo especialista em língua africana pela Universidade de Varsóvia, que ministrará duas palestras em Salvador.
No dia 26/10, às 18h30, ele abordará o tema "Além da lusofonia: Poetas populares de Cabo Delgado (Moçambique)", no Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/FFCH/UFBA), na Praça Inocêncio Galvão, 42, no Largo Dois de Julho.
No dia 27/10, às 17h, o tema é "Multilinguismo, ensino e exclusão sociolinguística em África", na Casa de Angola, localizado na Praça dos Veteranos, em Nazaré.
Eugeniusz Rezwski é membro-fundador da Associação Polonesa de Estudos Africanos e membro de Conselho Científico Editorial da revista KUWALA. Ao longo de mais de 40 anos de docência e investigação universitária na Universidade de Varsóvia (1967-2014) e de seis anos de serviço de docente-cooperante na Universidade Eduardo Mondlane de Maputo, em Moçambique (1977-1983), Reszwski dedicou-se ao estudo das línguas bantu. Lecionou como professor visitante dentro do quadro europeu de parcerias e intercâmbio TEMPUS e ERASMUS nas universidades de Nápoles (I’Orientale), Universidade Nova de Lisboa, Escola Superior de Educação de Santarém e Universidade de Helsinki. Em Maputo, fundou em 1980 e dirigiu o Núcleo de Estudos de Línguas Moçambicanas (NELIMO).