.
Como parte da programação comemorativa dos trinta anos do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA, a partir das 9h30 desta sexta-feira (05/07) a palestra " O Brasil Africano Urbano e os Territórios Invisíveis”, proferida pelo professor e pesquisador da Universidade de Brasília Rafael Sânzio Araújo dos Anjos, no auditório Mastaba, da Faculdade de Arquitetura, na Federação. Às 14 horas, o professor participa também da banca examinadora da tese de doutorado da arquiteta Maria Estela Rocha Ramos, intitulada “Bairros Negros: uma lacuna nos estudos urbanísticos - um estudo empírico-conceitual no Bairro do Engenho Velho da Federação, Salvador (Bahia)”. Além de Sânzio, a banca é composta pelos professores Angelo Serpa (orientador), Eloísa Petti Pinheiro, Cécilia Soares e Ordep Serra.
Rafael Sânzio é doutor em Informações Espaciais pela USP com Pós-Doutoramento em Cartografia Étnica no Museu Real da África Central em Tervuren. É professor da Universidade de Brasília e Diretor do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Geográfica (CIGA), onde é Coordenador dos Projetos Geografia Afro-Brasileira: Educação e Planejamento do Território (Projeto GEOAFRO) e Instrumentação Geográfica, Educação Espacial e Dinâmica Territorial.
As atividades são abertas ao público sem necessidade de pré-inscrição e mais informações podem ser obtidas em www.ppgau.ufba.br.