“O que podemos ensinar a nossos descendentes pós-humanos?” é o tema do Café Científico UFBA que acontece às 10h, da segunda-feira (18/05), na SaladeArte Cinema da UFBA, no Pavilhão de Aulas do Canela. A atividade terá como palestrante o professor do Departamento de Filosofia da University of Kansas (EUA), John Symons que proporá reflexões sobre a noção de pós-humano, descrita pelo filósofo Nick Bostrom como um indivíduo que foi além “das capacidades máximas atingíveis por qualquer ser humano atual, sem recurso a novos meios tecnológicos”.
O conceito “pós-humano”, frequentemente, utilizado na filosofia, arte e literatura, encontra destaque na ficção científica. Em sua fala, o Dr. Symons discutirá o pós-humano, tratando do que o termo poderia significar e como podemos falar e pensar sobre nossos descendentes pós-humanos. A palestra também será transmitida ao vivo pelo link http://aovivo.ufba.br/cafecientifico.
Interessados em obter um conhecimento prévio sobre o assunto podem assistir a uma versão da fala do Dr. John Symons aqui https://mediahub.ku.edu/media/John+Symons/0_kr6tsoqv.
Sobre o pesquisador
Symons é um filósofo cuja pesquisa recente aborda questões básicas sobre a natureza da mente e da ciência. Nascido em Londres, passou a maior parte de sua infância na Irlanda. Após completar seu doutorado em 2002, Symons ensinou na Universidade do Texas em El Paso até 2012, antes de vir para a Universidade de Kansas. Suas publicações recentes, incluindo Special Sciences and the Unity of Science [Ciências especiais e a unidade da ciência] (2012), “Computing with Bodies: Morphology, Function and Computational Theory” [Computando com corpos: morfologia, função e teoria computacional] (2014) e “How Computational Models Predict the Behavior of Complex Systems” [Como modelos computacionais preveem o comportamento de sistemas complexos] (2012), enfocaram o papel de modelos computacionais e softwares na pesquisa científica.
Sobre o Café Científico
Coordenador pelo professor Charbel Niño El-Hani, o Café Científico possui três ramos. O Café Científico UFBA é trimestral e traz pesquisadores renomados em sua área para falar com o público universitário e a sociedade sobre temas relevantes na atualidade que demandam uma compreensão e um conhecimento científico. O Café Científico Salvador possui uma periodicidade bimenstral e acontece sempre no Auditório da Biblioteca Central dos Barris, trazendo pesquisadores de universidades e centros de pesquisa do estado da Bahia para falar para o público em geral, principal foco do evento, ainda que possua também participação do público acadêmico. O Café Científico Acta consiste numa série especial de cafés que ocorre durante a Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia (ACTA) da UFBA com pesquisadores da própria universidade, focando no público acadêmico.