Início >> Ufba Em Pauta >> Palestra sobre Música Indizível e Ética Musical acontece na EMUS

Palestra sobre Música Indizível e Ética Musical acontece na EMUS

O compositor Paulo Chagas trará reflexões críticas

 

 

Nesta quinta-feira (21/08), às 14h, acontece a palestra “A Música Indizível e a Ética Musical”, ministrada pelo compositor baiano Paulo Chagas que é professor da Universidade da Califórnia (EUA).  A atividade gratuita será realizada no GenosLab da Pós-Graduação em Música da UFBA, no Canela. 

O compositor apresentará o seu recente livro Unsayable Music: Six Refletions on Musical Semiotics, Electroacoustic and Digital Music (Leuven University Press, 2014), que desenvolve reflexões críticas sobre temas chaves da música contemporânea, a partir de abordagens da filosofia, sociologia, semiótica e teorias da mídia. A investigação teórica reflete também a prática artística do compositor nos campos da música eletroacústica, digital, multimídia e audiovisual. 

O título Musica Indizível é uma referência à sugestão de Wittgenstein, de que o som é apenas a superfície da música, e que a complexidade musical está localizada na profundeza, a qual não pode ser descrita por modelos filosóficos ou teorias científicas.   

No dia 22/08, acontece a apresentação da obra com vídeo do professor Chagas, durante a 3ª Projeção Sonora do MAB, às 20h na Casa Preta Espaço de Cultura, no Dois de Julho.