Representantes de vários segmentos da sociedade e da comunidade acadêmica da UFBA lotaram o Salão Nobre da Reitoria, na manhã desta terça-feira (03/03), para a primeira atividade da programação de abertura do ano letivo de 2015, na Universidade. Na ocasião, o público ouviu a explanação do professor emérito da UNICAMP, filósofo e pedagogo, Dermeval Saviani, na palestra “Políticas Educacionais Brasileiras”, em que traçou um rápido panorama da Educação no Brasil, desde a época do Brasil-Colônia com a implantação da escola dos jesuítas da Companhia de Jesus.
Em meio à análise, destacando os pontos positivos e negativos, o professor Saviani concentrou o foco de sua fala nas políticas voltadas à educação, principalmente, após a abertura democrática, no período pós-militar, tempo em que vivenciou ativamente as políticas em vigor, como educador e pensador da área.
O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), em conjunto com o Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), o Mestrado Profissional em Educação (MPEd), o Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da UFBA.
O Madrigal da Escola de Música da UFBA apresentou canções na abertura do evento, cuja mesa de trabalhos foi composta pelo vice-reitor, professor Paulo Miguez; o ex-reitor, professor Roberto Santos; o coordenador de Ensino da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Paulo Pontes; o Pró-reitor de Ensino e Graduação, professor Penildon Silva Filho; o Pró-reitor de Pós-Graduação (em exercício), Ronaldo Lopes; o diretor da Faculdade de Educação da UFBA, Cleverson Suzart Silva e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, professora Maria Lima Bonilla.
De acordo com o vice-reitor, Paulo Miguez, o debate de “tem uma grande importância, pois é preciso tratar a educação com a devida prioridade para a construção de um país, justo e moderno. Além disso, marca um dia especial de renovar as energias e desafios na UFBA”. A conferência foi transmitida pela Rádio Faced Web (radio.faced.ufba.br) e o público participou com questionamentos e dúvidas, moderados pelo professor Robert Verhine. No local também foram montados estandes que expôs vários livros do professor Saviani e outros relacionados ao tema do evento.
O professor Saviani
Dermeval Saviani é um filósofo e pedagogo brasileiro, possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1966) e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1971). É Professor Emérito da UNICAMP, Pesquisador Emérito do CNPq e Coordenador Geral do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação brasileira, legislação do ensino e política educacional, história da educação, história da educação brasileira, historiografia e educação, história da escola pública, pedagogia e teorias da educação.
Veja imagens do evento no álbum da nossa Fanpage no Facebook.