Um encontro de parlamentares baianos em defesa da universidade pública brasileira aconteceu, no início da manhã desta segunda-feira (09/03), no Gabinete do Reitor da Universidade Federal da Bahia. Para o Reitor da UFBA, professor João Carlos Salles, "a ocasião foi um momento extraordinário, tanto em número quanto em expressão, pois contou com a participação de uma ampla frente suprapartidária em defesa, principalmente, da UFBA".
A ocasião contou com a presença da senadora Lídice da Mata (PSB) e os deputados federais Alice Portugal (PC do B), Arthur Maia (SDD), Antônio Brito (PTB), Benito Gama (PTB), Cláudio Cajado (DEM), Davidson Magalhães (PC do B) José Carlos Aleluia (DEM), Jorge Solla (PT), José Rocha (PR) e Moema Gramacho (PT). Diante da exposição do professor Salles sobre as dificuldades financeiras e orçamentárias enfrentadas pela UFBA, a necessidade de retomar as diversas obras paradas, de quitar débitos referentes ao funcionamento da Universidade, os parlamentares foram unânimes em afirmar que é preciso organizar ações para assegurar o pleno funcionamento da UFBA, que é vista pelos deputados como um patrimônio da sociedade baiana.
Ao citar o corte de 30% das verbas destinadas às instituições federais de ensino superior, em todo o país, os parlamentares se comprometeram a participar da frente parlamentar em defesa das instituições federais brasileiras de ensino superior, movimento que se fortalecerá com o encontro que a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), promove para esta quarta-feira, dia 11/03, em Brasília. Todos os parlamentares foram convidados para participar dessa reunião que terá a presença de representantes das várias instituições federais brasileiras de ensino superior.
Confira mais imagens do encontro no álbum da nossa Fanpage no Facebook.