O trabalhao de pesquisa "Mapeamento da oferta de cursos técnicos de nível médio em enfermagem da Bahia", elaborado pelos professores do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFBA, Gilberto Tadeu Reis da Silva e Josicélia Dumet Fernandes com as pós-graduandas de doutorado, Silvana Lima Vieira e Giselle Alves da Silva Teixeira e de mestrado, Virginia Crispina de Oliveira Gomes, conquistaram prêmio de expressiva relevância na Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Enfermagem que foi entregue durante o Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem.
O estudo analisa a oferta de cursos técnicos de nível médio em enfermagem na Bahia. Os dados foram coletados através do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC), utilizando instrumento contendo variáveis que caracterizam as instituições. Os dados foram apresentados considerando as macrorregiões da Bahia, conforme o Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde do Estado. Dentre os 417 municípios, 70 ofertam 151 cursos técnicos de nível médio em enfermagem.
As macrorregiões Leste e Centro-Leste se destacam com o maior número de cursos e a cidade de Salvador possui maior oferta entre as cidades baianas. A oferta de cursos está diretamente relacionada com o desenvolvimento sócio-econômico da macrorregião e concentra-se nos municípios pólo. A distribuição irregular dos cursos técnicos de nível médio em enfermagem pode levar a uma concentração de mão-de-obra qualificada em algumas regiões e carência de técnicos em enfermagem em outras áreas do estado.