A professora Silvia Lima Costa, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), foi contemplada pelo Fundo Newton do Brasil - iniciativa ligada ao governo do Reino Unido voltada à promoção do desenvolvimento social e econômico em países parceiros - com uma bolsa para desenvolver pesquisa voltada a avaliar o potencial de plantas nativas do Brasil no tratamento de doenças neurodegenerativas e acidente vascular cerebral.
Apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), o projeto da professora Silvia foi o único da Bahia entre os 30 selecionados no país para receber bolsas destinadas à cooperação científica entre Brasil e Reino Unido. A chamada pública nacional para o Fundo havia sido lançada em outubro de 2014 pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa em parceria com o Conselho de Pesquisa do Reino Unido. O Fundo Newton prevê investir no Brasil, até 2017, £27 milhões (cerca de R$128 milhões) em bolsas de pós-doutorado (fellowships) e de mobilidade de pesquisa (research mobility).
A aprovação do projeto (intitulado “Avaliação dos efeitos neuroprotetores de flavonóides derivados de plantas nativas do Brasil, utilizando novos modelos pré-clínicos de neurodegeneração”) permitirá que o grupo de pesquisa da professora Silvia receba a visita do professor Arhur Butt, da University of Portsmouth, especialista em técnicas de biologia celular e molecular - o que consolidará a cooperação no campo dos estudos pré-clínicos de moléculas obtidas da flora regional, com possível aplicação futura no tratamento de doenças neurodegenerativas.
Professora de Bioquímica da UFBA, Silvia Lima Costa é graduada em Medicina Veterinária e mestre em Imunologia pela UFBA e doutora em Neurociências pela Université de Paris XII. É também pós-doutora em Neurociências- INSERM U894, pela Universidade Paris V, e em Neuroimonologia, pelo Instituto Cajal de Madrid CSIC (2011). É professora permanente dos Programas de Pos-graduação em Ciência Animal e do Programa de Pos-graduação em Imunologia da UFBA.
*Com informações da Fapesb