A formatura da primeira turma de Licenciatura em Educação do Campo acontece a partir das 18h desta sexta-feira(05/04), no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, no Canela. Os 46 formando cursaram o currículo do Curso Piloto de Licenciatura em Educação do Campo na Áreas de Linguagem, Código e suas Tecnologias e na Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias que foi integralizado pela Universidade Faculdade de Educação da Federal da Bahia FACED-UFBA, juntamente com a SECADI/MEC e em cooperação acadêmica com a UFRB e iniciou as atividades no ano de 2008.
O curso tem uma importância histórica pois atuou em conformidade com os Movimentos de Luta Social do Campo e considerou o Pacto Nacional para o Desenvolvimento da Educação do Campo, firmado em 2006 entre o Ministério da Educação (MEC), o Conselho de Secretários de Estado da Educação (CONSED) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME). O curso também contou com professores de renome local, nacional e internacional vindos de países como Haiti, de Cuba, da Unicamp, da UNESP, entre outras instituições.
Os graduando que formam-se em professores para a Escola do Campo são oriundos de 14 municípios baianos - Monte Santo, Cachoeira, Mutuípe, São Félix, São Felipe, Valente, São Domingos, Santa Luz, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Muniz Ferreira, Conceição de Almeida, Amargosa, Milagres. Responde assim a Universidade Pública, com esta formatura, ao desafio de atender, com excelentes professores as Escolas do Campo de um Estado que concentra a maior população do campo do Brasil.