Empreendedores universitários que têm a oportunidade de gerir uma empresa da sua área de atuação ainda jovem. Esse é o diferencial dos estudantes que entram em uma empresa como a Produtora Júnior, da UFBA, reconhecida como segunda melhor empresa júnior do Brasil e vencedora de sete prêmios na Conferência Mundial de Empresas Juniores (JEWC), marca nunca alcançada anteriormente por uma empresa do Nordeste. Esse resultado também faz da empresa baiana a melhor empresa júnior de Comunicação do Brasil. “São gerações de pessoas talentosas e dedicadas”, declara Claudio Cardoso, professor de comunicação da USP e ex-tutor da Produtora Júnior.
O JEWC aconteceu entre 6 e 10 de agosto, em Paraty – Rio de Janeiro. Este é o maior evento do Movimento Empresa Júnior que existe. Depois da primeira edição, em 2004, que ocorreu em Fortaleza, o JEWC volta ao Brasil (país com o maior número de empresários juniores do mundo) transformando a cidade de Paraty em “JEWC City”, pois foi necessária uma infraestrutura capaz de abrigar os mais de 2.000 jovens que compareceram ao evento.
A empresa júnior de comunicação da UFBA, Produtora Júnior, foi destaque no evento por ter sido a empresa que mais subiu ao palco. Além de ganhar o prêmio de segunda melhor empresa júnior do Brasil, ficou no TOP 5 nas perspectivas PESSOAS, MERCADO, PROJETO E ESTRATÉGIA, o que lhe rendeu mais quatro outros prêmios. Entre os prêmios, aquele que mais refletiu o desempenho da empresa foi o Prêmio Evolução, conquistado por ter sido a empresa que mais demonstrou crescimento de um ano para outro (2010/2011). Afinal, essa é a segunda vez que a Produtora preenche o sistema que resulta nos prêmios e a evolução é evidente: a receita do primeiro trimestre de 2011 foi 147% maior que a do ano anterior inteiro, o número de membros satisfeitos cresceu 51%, foram realizados 19 projetos, entre outros números que revelam o progresso. Todos esses prêmios foram concedidos pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores).
E os prêmios não pararam por aí. A Produtora Júnior foi vencedora do Prêmio Ambev na categoria “Pessoas Excelentes”, prêmio disputado com outras empresas juniores mediante apresentação de um case. A Produtora Júnior conquistou o primeiro lugar com o seu case “Gestão de Pessoas 360º - Despertando Valores e Desenvolvendo Competências”. A apresentação, que também ocorreu no JEWC, foi realizada por Maria Dominguez e Saville Alves, membros da Produtora Júnior e estudantes dos cursos de Jornalismo e Produção Cultural da FACOM – UFBA. Mas não só a Produtora ganhou benefícios com os prêmios: o primeiro lugar garante, além de um curso do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) para a empresa, 10 mil reais em livros para a UFBA oferecidos pela multinacional de bebidas que patrocinou o prêmio.
A organização do evento se adequou ao público jovem, dividindo Paraty em zonas que podiam ser escolhidas pelos participantes de acordo com seu estilo: Baladeiro, Cult ou Conectado. Além disso, com a temática “Um mundo, uma rede”, o evento trouxe palestras, workshops e debates típicos dos encontros do Movimento Empresa Junior, que foram explorados ao longo do evento seguindo três linhas temáticas: Evoluir (dia 07/08), Empreender (dia 08/08) e Transformar (dia 09/08).
A Bahia teve participação significante no JEWC 2012, com aproximadamente 200 empresários juniores baianos. Foi a vez da Produtora Júnior e outras empresas da Bahia difundirem suas práticas empreendedoras desenvolvidas ainda durante a graduação para nível mundial, reforçando o quanto é significativo essas conquistas para universitários empreendedores, que se tornam mais motivados e determinados a provocar mudanças.