A partir das 18h30, do dia 20 de março, o professor Luis Henrique Dias Tavares lança duas obras: “Bahia, 1798” (2ª edição) e “Abdicação de Pedro I: derrota ao absolutismo”, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. Os livros, publicados pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA) são paradidáticos e apresentam, através de um texto de fácil leitura, a história da Bahia no final do século XVIII e a queda do absolutismo no século XIX.
“Bahia, 1798” é um romance baseado em fatos históricos, em que Dias Tavares traz a história das pessoas que tentaram articular, em Salvador, um levante contra Portugal no final do século XVIII com a intenção de libertar a região do domínio português, proclamar uma república federativa e instalar um governo democrático. O movimento conhecido como, a "conspiração" ficou conhecido por diversos nomes Sedição de 1798, Conjuração Baiana, Levante de 1798, Revolução dos Alfaiates, Inconfidência Baiana e Revolução dos Búzios.
Já “Abdicação de Pedro I: derrota do absolutismo” é um livro dedicado à memória do historiador Braz Hermenegildo do Amaral e Dias Tavares traz os fatos que marcaram a queda do absolutismo no Brasil através de uma história fictícia contada por personagens reais, como D. Pedro I e Francisco de Lima e Silva, no Rio de Janeiro de 1831.
As obras também trazem ilustrações que enriquecem a história narrada: em ‘Bahia, 1798”, elas são de autoria do premiado artista Cau Gomez e, em “Abdicação de Pedro I: derrota do absolutismo” são de autoria de João Alberto Gentil de M. Bandeira.
O autor
Luis Henrique Dias Tavares é doutor em História, professor titular de História do Brasil da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, membro da Academia de Letras da Bahia, do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e da Academia Portuguesa de História e autor de vários livros.