Em parceria com a Fundação Pedro Calmon e o Arquivo Público, o professor João José Reis, do Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (PPGH/UFBA), lidera uma equipe de pesquisadores com o objetivo de digitalizar imagens de livros de notas de Salvador, que se referem não apenas à história da cidade, mas da Bahia e do Brasil também.
Os documentos que datam do período de 1664 a 1889, trazem informações diversas, como cartas de alforria, escrituras de venda e compra de imóveis, procurações, contratos de casamentos e atas de eleições. O projeto conta com o financiamento de, aproximadamente, £ 42 mil libras (em torno de R$ 200 mil reais), da British Library (Biblioteca Britânica), através do programa Arquivos Ameaçados de Extinção.
Finalizada a digitalização, os documentos estarão disponíveis, tanto para pesquisadores e para o público em geral, no site da Biblioteca Britânica: http://www.bl.uk/. Com a digitalização, os documentos permitirão ao público conhecer a história social e econômica da Bahia de forma prática e direta.