Os professores Joviniano Neto e Dulce Tamara L. Silva e Aquino serão empossados pelo governador Jaques Wagner na Comissão da Verdade do Estado da Bahia, em cerimônia que acontece nesta terça-feira (20), às 9h30, no Salão de Atos Baiana do Acarajé, na Governadoria, no Centro Administrativo (CAB).
A Comissão que foi criada pelo Decreto 14.227, de 10 de dezembro de 2012, alterado pelo Decreto 14.483, de 17 de maio de 2013, tem o objetivo de apurar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período de 1946 a 1988, para contribuir com a efetivação do direito à memória e à verdade histórica e com a promoção da reconciliação nacional, além de auxiliar a Comissão Nacional da Verdade.
Os membros da comissão serão oficialmente investidos de poderes para levantar as informações, ouvindo vítimas e promotores dos abusos e buscando documentos desconhecidos. Além dos professores da UFBA também integram a comissão: Amabília Vilaronga de Pinho Almeida, Antônio Walter Pinheiro, Carlos Navarro Filho, Jackson Chaves de Azevedo e Vera Christina Leonelli.