O Projeto de Lei nº 31 de 2013 que estabelece a criação da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) foi aprovado ontem(28), no plenário do Senado Federal. Agora, a matéria cujo relator foi o Senador Walter Pinheiro, segue para sanção da Presidente da República, Dilma Roussef.
A expectativa é que a nova universidade cujos campi serão instalados nos municípios de Barra, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Luiz Eduardo Magalhães e Barreiras, comece a funcionar no segundo semestre de 2014, oferecendo 2.220 vagas para os cursos de Bacharelados Interdisciplinares, efetivando o ingresso via SISU, mediante classificação pelo Enem. Quando estiver operando em sua capacidade plena, em 2020, a UFOB terá um total de 13.420 vagas em todos os seus cursos.
Além da UFOB, a criação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) também foi aprovada no senado e aguarda sanção presidencial. A UFSBA terá campi em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, oferecerá 3.000 vagas para os BIs e pretende chegar ao total geral de matrículas de 13.200 estudantes regulares, em 2020.